quarta-feira, 25 de maio de 2016

Nomenclatura e a segregação do ativismo político voltado às Pessoas com Deficiência


Essa foto retrata bem o MEU modo de pensar sobre a causa, em mais de uma década de luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, eu encontrei diversos pseudos líderes do movimento, o pior é encontrar pessoas que aceitam serem lideradas por pessoas assim.

Eu acredito que a luta pelos nossos direitos, deve ser feita baseada na união, na nossa união, sejam Pessoas com Deficiência Física, cegos, surdos ou quais quer tipos de Pessoas com Deficiência. Da forma que estes pseudo líderes pregam que cada um deve puxar a sardinha pro seu lado, o movimento enfraquece.

Na foto nós temos um surdo, um cego e uma Pessoa com Deficiência física, nós lutamos juntos, uns pelos direitos dos outros, em todos os espaços públicos onde buscamos o fomento e o respeito aos nossos direitos, a união faz a força e assim deve ser.

A partir do momento que você segrega o movimento, colocando cada um em seu canto, em paralelos fictícios sociais, no processo que começou em Varsóvia, mais conhecido por guetização, ou seja, cada um em seu gueto.

A divisão empobrece a luta, a segregação de uma parcela da sociedade que já é segregada, não tem lógica em minha linha de raciocínio, defender isso é um insulto a todos que ao longo dos anos, lutaram por nossa união.

Para reflexão:

Coloque um grupo de surdos em uma sala e peça a todos que levantem as mãos, depois outro grupo de cegos em uma sala e peça que eles gritem: Resistência! Da mesma forma com os cadeirantes.

Agora reúna todos em uma grande sala e peçam pra que todos levantem as mãos e a quem consegue, grite!

Qual foi a imagem ou o som mais forte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário