quinta-feira, 26 de maio de 2016

SUS o colapso de um sistema


Em 2010 eu conheci o Controle Social, que é por definição o controle do Estado sobre a sociedade, ou o controle da sociedade sobre as ações do Estado. Nesse caso específico estamos falando do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba - CMS -  é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo.
Funções do Conselho de Saúde:
Atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde no município de Curitiba, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. (Fonte: Site do conselho de saúde na internet)

Eu acessei o conselho pela primeira vez, indicado por uma organização da sociedade civil, a primeira reunião que participei foi da Comissão de Saúde da Pessoa com Deficiência do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, como disse no início do texto, em 2010. Ao longo dos anos fui aprendendo cada vez mais sobre o controle social, até que em dezembro de 2013 fui eleito Conselheiro de Saúde de Curitiba, gestão 2013-2015.

Enquanto fui conselheiro, em uma determinada reunião, deliberamos sobre um ponto X, o colapso do Sistema Único de Saúde, por falta da atualização dos valores dos serviços, chegaria um ponto onde o sistema tornar-se-ia insustentável e chegaria ao colapso. Eu realmente preferia que isso tivesse ficado na teoria, mas, recentemente participei de uma palestra, proferida pelo Presidente do Conselho Nacional de Medicina.

Na palestra eu vi slides de fotos e dados de como está a real situação do SUS no Brasil e o que vi não é nada animador, estamos perdendo milhares de leitos de saúde no país ao longo dos anos, em alguns lugares do Brasil estamos sem SAMU, sem médicos e sem insumos, a situação piorou com a crise financeira que se alastra por nosso país, onde milhões de brasileiros, perderam seus planos de saúde corporativos e estão voltando ao SUS.

O sistema está literalmente colapsando e a população não está ciente do que está acontecendo, faltam leitos, médicos, insumos, remédios... Quando será o colapso? Pelo que vejo está próximo! Como mudar isso? Nós podemos! Brasileiros, qualquer pessoa pode participar das reuniões dos conselhos de saúde, elas são públicas!

Em seu Estado e em seu Município, devem existir conselho de saúde, pois ele gere as verbas do SUS e onde tem SUS, deve ter conselho, procure na sua cidade ou no seu estado, veja quando será a próxima reunião e participe!

Se nós continuarmos a ignorar as políticas públicas do nosso país, se nós continuarmos a ficar sentados, assistindo televisão, com seus aparelhos multifuncionais de acesso à internet, apenas reclamando e sem fazer nada, nosso país irá piorar e até mesmo aqueles que ainda não sentiram o impacto da crise e se declaram na zona de conforto, serão atingidos pela gigantesca tsunami que está passando no Brasil.

Procure contribuir com o futuro do nosso país, comece hoje! Enquanto dá tempo.

Ricardo Vilarinho foi e é:
Conselheiro Municipal de Saúde de Curitiba gestão 2013-2015
Vice-coordenador  da Comissão de Saúde da Pessoa com Deficiência gestão 2014-2016 e da atual gestão 2016-2018

Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná – COEDE – gestão 2014-2016


Conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná - CEAS - gestão 2014-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário