terça-feira, 24 de maio de 2016

O preconceito morrerá com a evolução da nossa espécie, rumo a um planeta sustentável.


Essa foto reflete um preconceito subliminar, vendo ela está um casal dito como normal deitado em uma cama, pelos trajes parecem pessoas socialmente e profissionalmente bem sucedias, mas, será que é isso mesmo?

Na foto não diz que eu sou uma pessoa com deficiência e se ela fosse parte de uma matéria de revista, tudo bem, está condizente com o que o mercado quer, mas, e na realidade?

Em uma década nessa cadeira de rodas, eu já passei e passo todos os dias por olhares preconceituosos, de pessoas sem nenhuma deficiência e pasmem, até de pessoas com deficiência.

Nesse momento estou fazendo um curso de gestão em uma faculdade, eu já cursei administração no passado e olhando os dois moldes, o que aprendi lá atrás é totalmente diferente do que é pregado atualmente na academia.

A frase que impera é: Líderes globalmente responsáveis.
Mas, onde está a responsabilidade em pessoas preconceituosas? Pessoas egoístas, egocentristas e arrogantes?

Eu tenho um recado pra esse tipo de pessoa, procure evoluir, esse paradigma está sendo reciclado com a sustentabilidade.

O preconceito deve ser extirpado de nossa sociedade, para um futuro sustentável, o respeito pelo próximo é a máxima pregada na administração sustentável atual, crescer a qualquer custo faz parte do passado.

Nosso país possui uma lei de cotas para Pessoas com Deficiência a LEI 8.213/91 , mas o que vejo e percebo são empresas que continuam contratando pessoas com deficiência para cargos de operação, produção e auxiliar.

Pessoas com Deficiência com super competências crescem fora dessa realidade e por muitas vezes entram em determinados negócios fora da lei de cotas, porque o preconceito sistêmico corporativo, os impede de acessar cargos de nível elevado na hierarquia das organizações.

É triste ver isso, porém, pelo que eu estudo cada dia, essas empresas deixarão de existir, porque sua legitimidade social será abalada e negócios necessitam da sociedade, pois, sem ela empresas não sobrevivem.

Gestores quebrem esse paradigma, existem milhões de pessoas com deficiência em nosso país, com altas habilidades e competências, de a oportunidade para elas e você verá a mudança profissional de seus colaboradores.

Lembrem-se: As empresas que não abraçarem a sustentabilidade, serão engolidas evolutivamente, como os Homo ergaster (Administração Clássica) evoluiu até o Homo Neandertal (Escola de Chicago) e a Administração voltada para a sustentabilidade (Homo Sapiens).

Deixo o comparativo evolutivo para reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário