terça-feira, 11 de outubro de 2011

Acessível ou Inacessível?



Senhoras e senhores, neste ano que virá, em 2012, teremos eleições para vereador e prefeito, esta é a hora da diferença! Quem responderá sobre a melhoria da acessibilidade, em sua localidade, é você!

Como? Vejamos, aqui em Curitiba, na região metropolitana, segundo o censo de 2000 (porque o de 2010 não ofereceu estes dados), temos três milhões de habitantes, destes, 10% ou seja, 300.000 pessoas, declararam que tem alguma deficiência.

São muitas pessoas, espalhadas não só aqui na metropolitana de Curitiba, mas, em todo o nosso país! Somos eleitores, temos o poder nas mãos! Não só o de voto, mas, o de cobrar o que foi prometido e de não votar em quem nunca fez NADA por nossa causa.

Se nós, não metermos a mão na massa e fizermos nós mesmos, bem, então você, eu e todos os outros continuarão a reclamar da acessibilidade. Quando um candidato lhe abordar, a primeira atitude é perguntar: O que o senhor já FEZ pela acessibilidade? Se ele disser que não fez NADA, quem te garante que agora, depois que você votar nele, ele irá fazer?

Ele pode dizer que não tinha o poder, pra fazer, e uma série de outras desculpas, então pensemos no seguinte:

1)            Eu sou co-proprietário de duas comunidades do Orkut, onde sempre manifestamos sobre a inacessibilidade, e junto com nossos mais de 12.000 usuários, fermentamos o conhecimento, e pedimos que lutemos pela causa. Qual poder tenho pra fazer isso? Conhecimento!
2)            Tenho 3 perfis do Orkut, são mais de 2.000 pessoas, por onde sempre passo material, (ABNTs, textos sobre acessibilidade, leis compiladas e explicadas passo a passo.)
3)            Temos este blog, que hoje passou das 8.000 visitas, significa que 8.000 pessoas passaram aqui, e se informaram de alguma forma, sobre a acessibilidade. Outras aprenderam a sair de sua cama sozinha, a passar da cadeira pro carro e do carro pra cadeira, além de outras dezenas de situações exploradas desde o primeiro post deste blog. (http://reabilitandoad.blogspot.com)
4)            Denuncias no Ministério Público, na procuradoria da pessoa com deficiência.
5)            Denuncias em delegacias e processos judiciais em prol da acessibilidade e contra o preconceito à pessoa com deficiência...

Poderia escrever uma bíblia de possibilidades, onde VOCÊ, o cidadão, que não é um político, pode mudar nossa realidade, transformando nosso país, em um lugar mais acessível, mas, como relatei no começo, é necessário por a mão na massa, começar a fazer você mesmo.

E quem sabe um tempo depois, você mesmo, pode ser o político que ajudará a tornar sua localidade mais acessível, e um dia, quem sabe, o nosso país será mais acessível, e seu nome fará parte da história brasileira.

Rick Villar, acessibilidade já!

Orkut: Rick Villar

Facebook: www.facebook.com/acessibilidadeja 

Rick Villar 2011 ©® É presidente de acessibilidade do PRP, diretório municipal de Curitiba, escritor e profissional de TI, especialista em Hardware, certificado desde 1994 e atualizado em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário