Em certa reunião de Pessoas Com Deficiência, foram relatadas idéias novas, e falhas da acessibilidade em bancos, abaixo seguem os tópicos discutidos:
1) É necessários que a equipe de funcionários do banco, tenham pelo menos uma pessoa, o ideal seria toda equipe treinada, mas, se tiver pelo menos um colaborador, treinado para atender PCDs, nós agradecemos. Exemplo: Ser treinado em libras, para atender pessoas com deficiência auditiva.
2) Na sala onde ficam os caixas eletrônicos, terem um mapa em braile para pessoa com deficiência visual, bem como piso tátil em toda área comum a clientes da agência.
3) Todos os documentos em que seja necessária a assinatura, ter uma linha em braile, para que os deficientes visuais possam assinar.
4) Todas as correspondência do banco, para o cliente com deficiência visual, seja em braile. Exemplo: Extratos.
5) Sítios (Homepages) acessíveis para pessoas com deficiência visual.
6) Há dificuldades de entrar em algumas agencia, cujo a porta de entrada aos caixas eletrônicos, é de abertura manual, as pessoas com mobilidade reduzida, principalmente os cadeirantes, muitas vezes não conseguem abrir estas portas, o ideal seria uma porta automática, que hoje são bastante comuns em grandes lojas.
7) Eu mesmo já fui barrado diversas vezes em portas giratórias no interior da agência, visto que sou cadeirante, mesmo com a porta lateral, com o símbolo internacional da acessibilidade colado em forma de adesivo, quiseram fazer meu atendimento do lado de fora da agência, tive de ameaçar processar o banco, pra que então, depois do segurança me revistar, eu poder adentrar na agência.
8) Que os caixas eletrônicos, sejam adaptados para cadeirantes, sua altura ser reduzida, para que tanto um cadeirante, como um indivíduo de baixa estatura, possam acessar o mesmo.
9) Que todos os conectores de áudio dos caixas eletrônicos, estejam com a manutenção em dia, para que a pessoa com deficiência visual, possa acessá-lo.
10) Que o programa de áudio nos caixas eletrônicos, tenham a opção pular, para que a informação de uso do programa, passe, visto que só na primeira vez, ela será necessária, e que todas as opções dos menus, possam ser acessadas e re-acessadas, por exemplo: Que ele possa pedir o saldo e logo depois fazer o saque.
11) Que pelo menos um caixa eletrônico, tenha todos os botões de acesso em braile. (A grande maioria é tela de toque).
12) O ideal segundo alguns deficientes visuais, seria reconhecimento de voz nos caixas eletrônicos.
13) Telefones de destravas de cartão de crédito, adaptados para PCDs auditivos, na confirmação de dados, eles pedem que o deficiente auditivo, confirme os dados, a pergunta é COMO??? Uma opção seria a destrava do cartão, pelo sítio (homepage) do banco.
14) Finalmente, que as agências bancárias, só coloquem o adesivo com o símbolo internacional dos PCDs, quando o banco for 100% acessível.
Rick Villar, acessibilidade já!
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Rick Villar 2011 ©® É presidente de acessibilidade do PRP, diretório municipal de Curitiba, escritor e profissional de TI, especialista em Hardware, certificado desde 1994 e atualizado em 2011.
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